Operação investiga fraude em concurso público no Sul de Minas
- Aline Rodrigues
- 29 de mai.
- 1 min de leitura
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação "Sapiens", que investiga suspeitas de fraude no concurso público nº 01/2024 da Prefeitura de Consolação, no Sul de Minas.
Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Consolação e Paraisópolis.
De acordo com o MPMG, há indícios de que o gabarito das provas foi vazado para beneficiar candidatos ligados a agentes públicos, tanto da prefeitura quanto da câmara municipal.
A investigação também apura casos de candidatos possivelmente analfabetos que foram aprovados, além de pessoas que acertaram todas as questões do concurso, o que levantou suspeitas sobre a legalidade do processo seletivo.
A operação é conduzida pela Promotoria de Justiça de Paraisópolis, com apoio da Coordenadoria Regional do Patrimônio Público, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Pouso Alegre, e da Polícia Militar de Minas Gerais.
O que diz a lei ?
O artigo 311-A do Código Penal prevê pena de 1 a 4 anos de prisão e multa para quem usa ou divulga indevidamente conteúdo sigiloso de concursos públicos com o objetivo de se beneficiar ou ajudar terceiros, além de colocar em dúvida a credibilidade do certame.
O Ministério Público segue com as investigações, e os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados.
Comments