Disque Denúncia 181 recebeu mais de 79 mil ligações em 2024
- Aline Rodrigues
- 29 de jan.
- 2 min de leitura
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou o balanço anual sobre o número de crimes denunciados por meio do Disque Denúncia 181. Segundo o relatório, em 2024 foram registradas 79.164 denúncias anônimas em todo o estado. Do total, 18% das ligações recebidas pelos operadores do 181 tiveram origem na capital mineira, totalizando 14.140 denúncias. A média diária de denúncias em todo o estado chegou a 220, enquanto a média mensal ultrapassou 6.500 registros.
O balanço aponta que o crime mais denunciado pelos cidadãos foi o tráfico de drogas, representando 41% do total de ocorrências recebidas pelo 181. Essa tipificação criminal gerou quase 32,6 mil denúncias ao longo do ano, com uma média mensal de 2.716 registros.
O crime de maus-tratos contra animais ocupa a segunda posição no ranking de denúncias, representando 17% do total de notificações registradas. Ele está entre os três principais crimes que apresentaram aumento no número de denúncias em comparação ao ano anterior. Em 2024, foram registradas cerca de 12.440 denúncias de maus-tratos contra animais, um crescimento de 27% em relação a 2023, quando foram recebidas aproximadamente 9.770 notificações.
Os crimes contra crianças e adolescentes e contra idosos ocupam a terceira e quarta posição no ranking, com 3.044 e 2.813 denúncias, respectivamente. Já os crimes cibernéticos – como estelionato virtual, fraude financeira, pornografia digital, entre outros – e os incêndios florestais de origem criminosa registraram um crescimento expressivo no número de denúncias em comparação ao ano anterior. Em 2024, as notificações de crimes cibernéticos aumentaram 336%, enquanto as denúncias sobre incêndios florestais criminosos subiram 245%. Juntos, esses crimes somaram mais de 1.180 denúncias.
Ranking mineiro de denúncias
O relatório da Sejusp também indicou as dez cidades mineiras que registraram o maior número de denúncias por meio do 181. Juntas, essas cidades foram responsáveis por 41% do total de registros. Belo Horizonte lidera o ranking, com 18% das denúncias, seguida por Juiz de Fora, Uberlândia e Contagem, cada uma com 4% das notificações.
Na quinta, sexta, sétima e oitava posições aparecem Betim, Ribeirão das Neves, Montes Claros e Divinópolis, cada uma representando 2% das denúncias. O ranking é encerrado por Sete Lagoas, na nona posição, com 1,5% das notificações, e Governador Valadares, na décima, com 1,3%.
Como utilizar o DDU?
O Disque Denúncia Unificado (DDU) é um serviço gratuito disponível em todo o território mineiro pelo número 181. Qualquer cidadão pode repassar informações e fazer denúncias de forma anônima e sigilosa. O denunciante não é identificado, mas recebe um protocolo para acompanhar o encaminhamento dado à sua denúncia.
O canal é um instrumento essencial para as forças de segurança, pois permite que a população forneça, com total segurança, informações sobre crimes cometidos, localização de foragidos da Justiça, entre outros.
Fonte: Agência Minas


Comentários